Design de serviços no apoio à Centralização de Serviços Compartilhados para Órgãos do ColaboraGov
Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), parceria entre a Universidade de Brasília (UnB) e a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Secretaria de Serviços Compartilhados (SSC) do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). Mais especificamente, envolve a pesquisa e inovação na definição e implantação de uma abordagem design de serviços colaborativos com foco na Transformação Digital e Inovação para apoio à Centralização de Serviços Compartilhados da DTI (SSC-MGI), com o objetivo de: Definir e implantar uma abordagem de Design de Serviços colaborativos com foco na Transformação Digital e Inovação para apoio à Centralização de Serviços Compartilhados da SSC do MGI), primando pela qualidade e eficiência dos serviços públicos.
O desenvolvimento deste projeto envolve diferentes áreas de conhecimento, tais como: Design de Serviços, Transformação Digital, Governança e Gestão em TI, Centralização de Serviços versus Descentralização, Psicologia e Pesquisas Etnográficas no contexto de Design Thinking e de Experiência Total, como soma de Experiência dos Usuários/Cidadãos (UX) e de Experiência dos Funcionários (EX), Engenharia de Software, Ciência dos Dados, Inteligência Artificial, Estatística e Avaliação de Serviços Públicos.
Situação: Em andamento
Estudantes envolvidos: Graduação ( ); Especialização ( )
Design de Serviços e Experiência do Usuário na Garantia da Segurança e Excelência da Aviação Civil pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)
Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), parceria entre a Universidade de Brasília (UnB) e Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Ministério de Portos e Aeroportos, cujo objetivo é definir e implantar uma abordagem design de serviços centrada no cidadão para a transformação de serviços públicos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), primando pela garantia da segurança e excelência da aviação civil.
A escolha da abordagem metodológica é baseada na Abordagem Calliandra (by ITRAC) – uma abordagem iterativa para definição de serviços digitais, centrada no usuário, com emprego de UX (Experiência do Usuário), integrada as metodologias ágeis.
Em termos acadêmicos, este projeto visa a oportunizar aos docentes e discentes do curso de Engenharia de Software da UnB/FGA, entre outros, formularem soluções a partir da pesquisa científica em um ambiente real de uma organização pública, a fim de inovar e melhorar a qualidade de seus processos, de seus produtos e seus serviços de TI e contribuir para a inovação
Situação: Em andamento
Estudantes envolvidos: Graduação (5); Especialização (1)
Melhoria do Serviço Público Digital para o Cidadão
Pesquisa, desenvolvimento e inovação em metodologias, modelos e ferramentas que promovam serviços públicos digitais apoiados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), envolvendo o do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), visando o aperfeiçoamento da transformação dos serviços públicos brasileiros.
Em termos acadêmicos, a partir da parceria em Pesquisa e Desenvolvimento firmada entre a UnB e o MGI, o projeto visa oportunizar aos professores e aos estudantes do curso de Engenharia de Software da UnB/FGA, entre outros, formularem soluções a partir da pesquisa científica e técnicas de Design de Serviços a Engenharia de Software, englobando Ciência dos Dados, Estatística, Psicologia, Design Thinking, Experiências do Usuário.
Situação: Em andamento
Estudantes envolvidos: Graduação (6); Especialização (1)
Transformação Digital de Serviços Públicos do Governo Brasileiro
Pesquisa, desenvolvimento e inovação em metodologias, modelos e ferramentas que promovam a automação e digitização de serviços públicos oferecidos pelo Ministério da Economia, pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, em específico com a Secretaria de Governo Digital (SGD), envolvendo os departamentos: Departamento de Experiência do Usuário de Serviços Públicos (DEUX) e Departamento de Serviços Públicos Digitais (DSPD).
Situação: Concluído
Estudantes envolvidos: Graduação: (28); Especialização (2); Mestrado acadêmico (2); Mestrado profissional (1); Doutorado (2)
Automação de Serviços Públicos no âmbito da Transformação dos Serviços
Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para a Automação de Serviços Públicos no âmbito da Transformação dos Serviços”. A Secretaria de Governo Digital do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, investiu esforços na estruturação do programa de Transformação Digital com a finalidade de prover apoio aos órgãos públicos do governo federal para identificar, priorizar, digitizar e implantar serviços com maior qualidade e transparência aos cidadãos.
Situação: Concluído
Estudantes envolvidos: Graduação: (19); Especialização (5); Mestrado acadêmico (1); Doutorado (1)
Aprimoramento do Framework de Soluções de Tecnologia da Informação
Pesquisa e desenvolvimento para o aprimoramento do Framework de Soluções de Tecnologia da Informação para o Ministério das Comunicações (que se tornou Ministério da Ciência, tecnologia, Inovações e Comunicações), buscando diminuir a dependência dos fornecedores de Fábrica de Software, a partir dos conceitos de Sistema de Desenvolvimentos Descentralizado e de Fábrica de Experiências e Inovação.
Situação: Concluído
Estudantes envolvidos: Técnico de nível médio (1); Graduação (25); Especialização (1)
Framework de Soluções de TI para o Ministério das Comunicações
Projeto de pesquisa e desenvolvimento para a elaboração e a implantação de um framework de soluções de Tecnologia da Informação (TI) para o Ministério das Comunicações (MC), de forma a proporcionar um alinhamento entre as suas estratégias e ações de gerenciamento de TI com a estratégia de governança em TI do MC, com foco na estratégia de gerenciamento de TI, processos de contratações de serviços de TI, gestão de projetos e portfólios, gerenciamento de serviços de TI (infraestrutura), e qualidade de software produto (processo de desenvolvimento de software e manutenção com emprego de metodologias ágeis, arquitetura de software).
Situação: Concluído
Estudantes envolvidos: Técnico de nível médio: (1); Graduação: (50); Especialização: (1); Mestrado acadêmico: (1)